Choker

Choker

Ciao, come state? Spero tutto bene!!!

Hoje vamos falar sobre um acessório que é puro charme e desde sempre foi muito usado por grandes protagonistas da história: o COLAR ou GARGANTILHA CHOKER.

Desde as primeiras civilizações retratadas, já podemos constatar a presença dos adornos corporais, considerados há milênios como símbolos de luxo, poder ou amuletos de proteção.

Os egípcios, os maias, os gregos e os romanos sempre que pesquisados aparecem “enfeitados”, mas foi uma grande e polêmica protagonista da corte inglesa no século XVI, conhecida como Anna Bolena, que usou uma CHOKER ou gargantilha de pescoço que ficou conhecida no mundo inteiro: um colar composto por pérolas, com um pingente em destaque com a letra B.

Também é importante destacar que um dos significados mais fortes para o acessório, foi registrado na Revolução Francesa, durante o chamado “Período do Terror”, no qual o governo perseguiu e executou seus adversários. Nesse período, as mulheres francesas expatriadas na Inglaterra, usavam cordões de veludo envoltos no pescoço para lembrar da memória dos familiares mortos na guilhotina.

Com o passar do tempo, ícones da moda como Coco Chanel, e do cinema como Olive Thomas tornaram a choker, na época conhecido como “coleira”, uma peça popular e verdadeiro objeto de desejo.

Em todos os períodos esse adereço esteve presente, mas para nós, a choker se reafirmou novamente em meados dos anos 90.

Na época a peça surgiu na versão tatoo, aqueles colares pretos de plástico bem grudadinhos. Depois virou moda na versão couro e na sequência em metal, invadindo vários desfiles das mais importantes casas de moda.

Para quem não sabe, a gargantilha choker é um colar feminino que fica justinho ao pescoço, é sofisticada, um BELO adorno que valoriza o colo e deixa o look ainda mais criativo. Nos dias de hoje aparecem em diversos tamanhos, cores e texturas, o que permite uma maior versatilidade para compor a sua produção.

Que tal investir nessa peça bem antiga, que carrega uma história muito importante para complementar o seu look?

Baci da Dani Farah

Share this post